redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

enfim, o meu cantinho!

Mais 15 famílias passam a partir desta quinta-feira, a viver com dignidade e segurança com as entregas das novas casas no Residencial José Teruel Filho

Por Gilson Giordano em 20/10/2022 às 15:55

As casas além de serem geminadas, são simples, mas na verdade são verdadeiros palacetes para quem já viveu nos barracos da ocupação Cidade de Deus Foto: Divulgação)

Na verdade, não é nem de longe um “casarão”, mas as casas recebidas na manhã desta quinta-feira (20), por mais 15 famílias, aliviará o sofrimento de quem viveu durante longos anos na ocupação denominada como Cidade de Deus, onde hoje os orgulhosos donos das novas habitações acreditam que tenham pagado todos os seus pegados, devido aos mais variados problemas enfrentados na ocasião naquela ocupação.

Foram mais 15 unidades entregues no Residencial José Teruel Filho, localizado no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho, que mesmo não recebendo as luxuosas moradias, continua com a sua expansão habitacional e recebendo de braços abertos os novos moradores.

Ao todo, 77 famílias do reassentamento já receberam as chaves da casa própria, no Residencial José Teruel Filho que terão mais segurança, dignidade qualidade de vida e o que é mais importante, um endereço com CEP e de fácil localização.

Entre as famílias agraciadas com a chave da tão sonhada casa, estava Adrielle Souza Silva, mãe de quatro filhos e que durante 11 longos e intermináveis anos foi uma das moradoras em dos barracos montado na antiga Cidade de Deus, localizado no Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, também no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho.

Ao lados de três dos quatro filhos, Adrielle já faz planos para levar ou outro que, devido à paralisia, mora com a mãe dela (Foto: Duvulgação)

Ao entrar na sua, de fato casa, Adrielle não se conteve de emoção e festejou em muito a mudança e a segurança que a partir de agora terá na casa de alvenaria, ao lado dos filhos.

Demonstrando emoção e não poderia ser par menos, a nova morada contou rapidamente os difíceis momentos que viveu na antiga ocupação da Cidade de Deus e segundo ela, já foi vítima de dois roubos na antiga moradia e isso devido à falta de segurança que os próprios barracos não tinham.

 “Nós já fomos roubados duas vezes, porque no barraco qualquer chute derrubava a porta e agora é um alívio ter uma casa, poder dar mais segurança aos meus filhos”, disse a nova moradora, que já planeja dividir os cômodos da casa deixando uma área de estudo para as crianças.

“Quero que eles estudem, se formem e que tenham uma vida melhor que a minha”, comentou Adrielle, que poderá levar a partir de agora, o filho mais velho, que tem paralisia, para morar na casa. Hoje ele mora com a avó. “Quero dar uma nova oportunidade para as crianças”, diz ela, que recebeu as chaves da casa nova próximo a data de seu aniversário de 31 anos, a ser comemorado neste sábado (22).

Também quem esboçou a emoção, mas de forma sorridente, foi a nova moradora do Residencial José Teruel Filho, Wanessa Ferreira Roberto, 40 anos, que também recebeu a chave da tão sonhada casa nesta quinta-feira (20).

Morando em barraco há 12 anos, ela e os cinco filhos comemoram a casa nova e elegeram o banheiro e o piso da moradia como os “queridinhos” da família.

Segurando de forma firme e exibindo a chave da nova moradia tal como um troféu, Wanessa falou rapidamente dos momentos de sofrimentos vividos na ocupação Cidade de Deus, além de contar como foi a experiência vivida logo no primeiro dia, na nova residência. “Fomos para o barraco porque eu não tinha como pagar o aluguel, foram dias de muitas dificuldades, perdemos muitas coisas, mas hoje conseguimos entrar na casa, tomar banho quentinho e brincar com as crianças no piso fresco e limpo. Antes, nosso banheiro era baixo e pouco planejado, já que eu mesmo quem construí na correria e mesmo depois do banho, as crianças mal vestiam a roupa da escola e já estavam sujas”, lembrou ela emocionada.

Ao lado de um dos três filhos, a nova moradora Wanessa, festejou e muito, o fato de ter um banheiro para a higiene e o bom banho diário (Foto: Divulgação)

Sentimentos de paz, dignidade e felicidade que também são compartilhados por Gleice Kelly Ferreira da Silva, que há um mês recebeu as chaves de sua casa no mesmo residencial. O barraco em que ela morava foi consumido pelo fogo em agosto passado e como a unidade estava em fase de acabamento, a equipe liberou a entrada da família. “Já estamos na casa há um mês, já nem quero mais lembrar os dias de frio que entravam pelas frestas, chuva que molhava nossas coisas e vento destelhando nosso barraco. Esses tempos ficaram no passado”, disse ela já em posse das chaves e o documento na mão.

Com a entrega de hoje soma-se 77 moradias novas disponibilizadas às famílias do José Teruel Filho, conforme explicou a diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários. “Agora faltam apenas 21 unidades habitacionais a serem entregues na comunidade, que tive 98 famílias cadastradas para processo de recebimento das moradias novas”, disse a diretora da Agência, no entanto, sem anunciar a data da nova entrega.

As famílias são provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2000 no Loteamento Municipal Dom Antônio Barbosa, no bairro Lageado e que neste ano finalmente terá uma solução
definitiva.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões